TEMA: O que é desigualdade racial e como ela acontece na educação brasileira?
Nossa aula foi:
1ºA, na
1ºB,
1ºC,
HABILIDADE NA BNCC
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade
brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes
fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir
uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus/suas
cidadãos/ãs e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a
empatia.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM NO DC-GOEM
(GO-EMCHS606C) Contextualizar as desigualdades sociais no Brasil, reconhecendo
a existência de diferentes visões de mundo procedentes de grupos socioculturais
distintos no país para refletir criticamente sobre os problemas sociais
existentes na sociedade brasileira e suas possíveis causas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO NO DC-GOEM
Desigualdade Sociais
METODOLOGIA:
Este planejamento precisou ser repetido, pois situações adversas nos ceifou a oportunidade de ministrá-la na semana anterior.
O objetivo dessa aula é desenvolver o conceito de Desigualdades Sociais no que se refere às diferenças impostas pela cor ou pelo gênero no Brasil no âmbito da escola.
Para tanto, nos serviremos de atividade com base em leitura e
interpretação de texto que carece de aparelho eletrônico com conexão com a internet para realização. A atividade poderá ser realizada em duplas para aplacar a situação dos alunos que não dispõem de equipamento.
A sequência de retomada proposta na aula anterior será realizada posteriormente quando trataremos os dados referentes à desigualdade no Brasil nos seguintes segmentos: mercado de trabalho; distribuição da renda; educação; e violência.
MATERIAL:
Palestra
de Marcelo Paixão – Desigualdade Social
O que é desigualdade racial e como ela acontece na
educação brasileira?
Introdução
De caráter estrutural e sistêmico, a desigualdade racial no Brasil é
inquestionável e persiste devido a fragilidade de políticas públicas para o seu
enfrentamento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), por exemplo, os negros representam 70% do grupo abaixo da linha da
pobreza. Nessa perspectiva, construir uma sociedade mais igualitária requer a
compreensão do papel de cada estrutura socioeconômica na reprodução do racismo
para elaborar estratégias efetivas de enfrentamento.
Na educação, essa desigualdade é evidente e o combate a ela é
indispensável para qualquer mudança, de modo que sem uma educação efetivamente
antirracista não é possível pensar em uma sociedade igualitária.
Neste especial, você vai saber o que é desigualdade racial, seus aspectos
históricos, como ela acontece na educação brasileira e vai conhecer políticas
públicas e iniciativas de gestores escolares para enfrentá-la. Ao longo do
conteúdo, distribuímos links para vários materiais disponíveis do Observatório
de Educação – Ensino Médio e Gestão relacionados ao tema. Utilize-os para saber
mais sobre questões específicas relacionadas à desigualdade racial na educação.
Na sociedade brasileira as diferenças sociais entre brancos e negros são
nítidas no cotidiano. Além do aspecto econômico, no qual pessoas pretas e
pardas (a combinação desses grupos forma a classificação negra, segundo o IBGE)
são maioria entre as que possuem rendimentos mais baixos, a persistência de situações
de maior vulnerabilidade, indicada por evidências nos campos da educação,
saúde, moradia, entre outros, mostram evidente desequilíbrio na garantia de
direitos em prejuízo para a população negra. É possível também observar a
sub-representação entre líderes de equipes nas empresas, juízes e políticos.
Nessa perspectiva, o professor da University of Texas, Marcelo Paixão,
falou sobre como podemos definir a desigualdade racial e qual o papel dos dados
para que os gestores possam elaborar políticas e práticas de combate às
desigualdades raciais expressas também no espaço escolar ou na educação
brasileira.
O que dizem os dados
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD
Educação 2019), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):
71,7% dos jovens fora da escola são negros, e apenas 27,3% destes são brancos.
O mesmo estudo demonstra a desigualdade de acesso à educação nos índices de
analfabetismo. Em 2019, 3,6% das pessoas brancas de 15 anos ou mais eram analfabetas,
enquanto entre as pessoas negras esse percentual chega a 8,9%.
Nos últimos anos foi, observada queda do abandono no Ensino Médio tanto entre estudantes brancos quanto negros. Apesar de positiva, a informação precisa ser complementada com a observação de que a distância nos últimos anos pouco se alterou (permanece estável entre 2,5 e 3 pontos percentuais), mantendo a desigualdade. Além disso, os dados de 2018, do estudo “Desigualdade Sociais por Raça ou Cor no Brasil" demostram que a queda segue entre os estudantes brancos, ao contrário do índice entre os alunos negros (subiu de 7,7% em 2017 para 7,8% em 2018), com possibilidade de agravamento diante da pandemia do Coronavírus, conforme conteúdo da seção Em Debate que abordou o assunto.
Além do acesso à educação, a desigualdade racial tem efeitos sobre o direito à aprendizagem como demonstra um recente estudo realizado pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) a pedido da Fundação Lemann. A pesquisa demonstrou através de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que em todos os estados do país, tanto no 5º quanto no 9º ano, em todas as disciplinas avaliadas (Língua Portuguesa e Matemática) há diferenças consideráveis entre o percentual de estudantes negros e brancos que atingem índices adequados de aprendizagem.
Os pesquisadores ainda dividiram as escolas pelo nível socioeconômico
(NSE), e entre aquelas de mais alto NSE as desigualdades raciais se mantêm. Ao
serem avaliados em Matemática, entre os alunos de nível socioeconômico alto,
34,4% dos brancos têm aprendizado adequado, entre os pretos, 17,3% (diferença
de 98,8%). Entre os de baixo NSE, 15,8% dos estudantes brancos possuem
aprendizado adequado contra 8% (diferença de 98%) dos pretos. As disparidades
raciais mesmo em contextos econômicos distintos. Dessa forma, não cabe
confundir as desigualdades sociais com a exclusão sistêmica provocada pelo
racismo que alija de maneira estrutural pessoas negras do acesso à direitos.
Ernesto Faria, diretor e fundador do Iede, comentou sobre a pesquisa,
salientando que são diversos os fatores que impedem que crianças e jovens
negros tenham garantido o seu direito a aprendizagem:
“Há pontos importantes ressaltados por nossa análise e também por vários
outros estudos sobre o tema: o primeiro é que as desigualdades raciais não se
devem apenas a fatores socioeconômicos. É preciso reconhecer com todas as
letras que há sim racismo, há um preconceito incorporado em várias práticas
educativas. (...) Os professores adotam atitudes que reforçam a desigualdade
muitas vezes por pouca reflexão e não de forma intencional. É importante
conscientizarmos os educadores dos problemas de nos basearmos em estereótipos
nas ações do dia-a-dia e da importância de darmos valor às diferenças”
Assim, além de uma análise profunda dos dados, conhecer os aspectos
históricos do Brasil é fundamental para compreender a origem e os motivos da
perpetuação da desigualdade racial na educação do nosso país.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Questionário que poderá ser respondido em duplas para aplacar a situação dos alunos que não dispõem de equipamento.
CLIQUE AQUI para responder ao questionário!
CLIQUE AQUI para visualizar as respostadas dadas pelos alunos.
Questões:
De acordo com o texto O que é desigualdade racial e como ela acontece na educação brasileira? o que se pode afirmar sobre a desigualdade racial no Brasil?
De acordo com o texto O que é desigualdade racial e como ela acontece na educação brasileira? o que se pode afirmar sobre a desigualdade social entre brancos e negros no Brasil?
De acordo com o texto O que é desigualdade racial e como ela acontece na educação brasileira? que dados podem ser apresentados e comentados sobre as diferenças sociais no acesso à educação no Brasil?
De acordo com o texto O que é desigualdade racial e como ela acontece na educação brasileira? que dados podem ser apresentados e comentados sobre as diferenças sociais no que se refere à aprendizagem com base nas avaliações nacionais no Brasil?
De acordo com o texto O que é desigualdade racial e como ela acontece na educação brasileira? o que se pode comentar sobre o nível socioeconômico dos estudantes brasileiros?
De acordo com o texto O que é desigualdade racial e como ela acontece na educação brasileira? qual mensagem é deixada por Ernesto Faria?