TEMA: Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil
Nossa aula foi:
1ºA,
1ºB,
1ºC,
HABILIDADE NA BNCC
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade
brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes
fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir
uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus/suas
cidadãos/ãs e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a
empatia.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM NO DC-GOEM
(GO-EMCHS606C) Contextualizar as desigualdades sociais no Brasil, reconhecendo a existência de diferentes visões de mundo procedentes de grupos socioculturais distintos no país para refletir criticamente sobre os problemas sociais existentes na sociedade brasileira e suas possíveis causas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO NO DC-GOEM
Desigualdades Sociais
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é promover uma
análise da desigualdade social no Brasil com base em materiais produzidos pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e
interpretação de texto, gráficos e tabelas com o mapa da desigualdade
brasileira com base na cor ou raça.
A sequência de retomadas dessa aula seguirá a seguinte ordem:
introdução; mercado de trabalho; distribuição da renda; educação; e violência.
MATERIAL:
Texto Desigualdades
Sociais por Cor ou Raça no Brasil CLIQUE AQUI!
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Registro, no caderno, de alguns dados introdutórios da leitura de gráficos
e tabelas.