TEMA: Taylorismo e Fordismo
Nossa aula foi:
1ºA,
1ºB,
1ºC,
HABILIDADE NA BNCC
(EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda
em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de
estratificação e desigualdade socioeconômica.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM NO DC-GOEM
(GO-EMCHS402B) Diferenciar as formas de produção em série, linha de
montagem e de produtos mais homogêneos, relacionando estes com o
desenvolvimento tecnológico, as mudanças no mundo do trabalho e o avanço da
globalização para problematizar essas questões em seu cotidiano.
OBJETOS DE CONHECIMENTO NO DC-GOEM
Taylorismo e Fordismo
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é estudar os
conceitos de Taylorismo, Fordismo e Toyotismo como modos de produção nas
Revoluções Industriais.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e interpretação de texto.
Na, terça-feira, 11 de outubro destinamos a aula para a comemoração do dia das crianças ou realização do Simulado de Redação Diagnóstico.
Na retomada, realizar a resolução de questões com o uso de aparelho eletrônico com acesso à internet.
MATERIAL:
Texto O
mundo do trabalho nas três revoluções industriais CLIQUE AQUI!
Livro de Diálogos Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Trabalho, Tecnologia e Natureza (ROXO), páginas 116-117.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Envolvimento e compromisso com as atividades executadas.
Registro de síntese, no caderno, dos pontos relevantes da temática
abordada na aula.
Resolução da questão (a resposta precisa ser dada no link abaixo):
1. Considerando que o fordismo barateou a produção em grande escala e estimulou o consumo em massa, observe a imagem para responder à questão:
Cartaz de propaganda com os dizeres “o mais alto padrão de vida do
mundo”, promovendo a ideia do estilo de vida americano (the american way of
life), e, diante dele, uma fila de pessoas aguardando ajuda humanitária.
Louisville, Estados Unidos, em 1937.
Explique a contradição da mensagem que aparece no cartaz com a cena
mostrada na imagem.
CLIQUE AQUI para responder a questão acima.
CLIQUE AQUI para visualizar as respostas apresentadas pelos alunos.